quarta-feira, 15 de agosto de 2012

As Cores para a Nossa Saúde


download
Nós temos uma variedade de frutas e legumes ricos em nutrientes. A variedade de cores ajuda termos uma saúde saudável e traz ao nosso dia-a-dia bem-estar.
VERMELHAS
Esses alimentos contém licopeno, um antioxidante que ajuda impedindo e reparando os danos às células,  que são causados pelos radicais livres. O licopeno com a sua cor vermelha é um importante antioxidante que ajuda a proteger contra o câncer, retardando e combatendo o envelhecimento e melhora o sistema imune.
Indicada a presença de outro antioxidantes, entre eles a antocianina, que inibe a formação de coágulos no sangue, e o ácido elágico, que previne alterações celulares causadas pelos radicais livres.
O morango contém catequina e delphinidin, compostos fenólicos que retardam o envelhecimento das células.
ROXAS
O tom arroxeado se deve à abundância de antocianina, que além de ser um poderoso anticoagulante no sangue, combate o envelhecimento das células e funciona como anticancerígeno, tem flavonóide que ajuda a regular o funcionamento das células de gordura, ajudando no tratamento de obesidade. O consumo diário de frutas roxas favorece a circulação sanguínea e oferece ao coração uma proteção extra.
A ameixa contém sorbitol, uma substância importante para o funcionamento do intestino. Também é rica em vitaminas A e C.
VERDES
A clorofila é a grande responsável pela coloração desse grupo. Entre os benefícios dessa substância, está a melhora da absorção de ferro e oxigênio pelo organismo. Mas as frutas verdes também são conhecidas pelos benefícios ao coração, além de fortalecerem ossos e dentes. Ajudam a manter a pele mais jovem, combatendo as agressões ao organismo.
O kiwi é um dos campeões em vitamina C, além de rico em vitamina E e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a emagrecer.
BRANCAS
As frutas de polpa branca são ricas em vitaminas do complexo B e contêm flavonóides que protegem o coração, como a quercetina. São aliadas contra a formação de tumores no intestino, tem ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória. E mais: estimulam o fígado a produzir enzimas contra substâncias cancerígenas.
A maçã é uma grande protetora do coração, por conter pectina e flavonóides que contribuem para redução do colesterol. A pêra tem um efeito diurético com alto teor de fibras auxiliando na digestão
Os minerais que encontramos nas polpas brancas funcionam como protetores do nosso corpo inteiro e não só contra males cardiovasculares. Há vários trabalhos científicos relatando uma ligação entre doses altas de magnésio e ferro, bastante presentes neles, com um sistema imunológico mais apto combatendo infecções e inflamações.
AMARELAS
Além de carotenóides, como luteína e zeaxantina, que protegem a visão, boa parte das frutas de cor amarelada é rica em vitamina C, antioxidante essencial na proteção das células. O betacaroteno é outro nutriente abundante nesse grupo, um reforço de peso contra gripes e resfriados, também é benéfico para a visão noturna e também atua no funcionamento do metabolismo.
O maracujá contém passiflorina, alcalóide que ajuda no combate à insônia, ansiedade, pressão alta e estresse.

Um comentário:

  1. Olá. Meu nome é Natalie, e gostei muito do seu blog... recriei o meu blog, a 2 anos atrás abandonei o que eu tinha e com ele eu tinha perdido 30 kilos, mas como não mudei minha mente e minha alma acabei me perdendo no meio da RA e recuperei todos os meus kilos... Antes de começar a RA eu determinei que precisava mudar quem eu sou e não permitir que a comida fosse minha dona, e agora aos poucos eu estou me redescobrindo... E com certeza vou usar seu blog como um estímulo pra vencer. Adorei as dicas das frutas, eu não vario muito, sempre como as mesmas: morango e tangerina mas aos poucos meu paladar vai ficando mais apurado e eu vou experimentando sabores novos. Obrigada por naum desistir nunca e ser exemplo de força para todas. Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, Amei sua vista, Obrigado, volte sempre!

Bom dia, estou muito feliz com meu jejum até aqui eu já eliminei -2 kg. ontem dei uma exagerada no almoço mas me controlei logo em seguida...