quinta-feira, 7 de julho de 2011

IMPORTANTE PARA NÓS REFLETIR-MOS


CORPO - Obesidade, anorexia ou bulimia?

O jovem com anorexia tem medo de ganhar peso e vive em dieta...
(BR Press) - Preocupação excessiva com o peso, fixação em contar as calorias impressas nos rótulos dos alimentos, mania de estar sempre de regime, ou ter compulsão por comida. Se você conhece alguém que se encaixe nesses perfis, atenção! Atitudes como essas podem ser sinais de um problema que cada vez mais atinge jovens e adolescentes: os transtornos alimentares. Os mais comuns são obesidade, anorexia e bulimia.
De mais
A obesidade é um dos transtornos alimentares mais comuns nessa fase da vida e é causada pelo desequilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e eliminadas. O tratamento, muitas vezes, tem que ser feito com ajuda de remédios inibidores de apetite, mas nem sempre é a opção mais saudável. Tanto que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda proibir, a partir de agosto, a comercialização da sibutramina, do femproporex, do mazindol e da dietilpropiona, presentes em alguns inibidores, por causarem problemas no coração.
O ideal mesmo é emagrecer tentando levar uma vida saudável. Portanto, nada de ficar na frente do computador devorando um saco de batatas fritas e refrigerantes. A regra é comer alimentos saudáveis e se mexer, praticar exercícios pelo menos três vezes por semana. E se a grana está curta e não dá para pagar academia, você pode simplesmente dar algumas voltas de bicicleta, correr (é preciso um tênis adequado para evitar lesões) ou fazer uma simples caminhada.
De menos
Do outro lado da balança, estão aqueles que desenvolvem aversão por comida. Segundo a psicóloga Carolina Fernandes Todesco, especializada em psicologia da saúde e terapia individual e familiar, na tentativa de se encaixar nos modelos de magreza impostos pela sociedade e reproduzidos na mídia, garotas, garotos e jovens em geral também acabam criando uma imagem distorcida do próprio corpo e se acham gordos – até mesmo quando apresentam peso abaixo ou bem abaixo do normal.
A especialista explica que a anorexia e a bulimia podem causar diversos danos à saúde. Pode começar com uma queda de cabelo, evoluir para desnutrição e até levar à morte, em casos extremos. O jovem com anorexia tem medo de ganhar peso e vive em dietas rigorosas – alguns chegam até mesmo a deixar de comer.
A bulimia, que geralmente acomete mais jovens do sexo feminino, é caracterizada pelo comer demais e, com uma culpa insuportável, forçar o vômito para por para fora tudo o que acabou de comer.
Na cabeça
O tratamento dos distúrbios alimentares é feito com acompanhamento psiquiátrico, psicológico e nutricional. São esses profissionais que vão orientar a pessoa a ter uma alimentação mais equilibrada e saudável, além de melhor auto-estima.
SINAIS DE ALERTA
Alguns dos sinais abaixo, descritos por especialistas, podem ajudar a identificar se um amigo ou amiga – ou você mesmo – está sofrendo de transtorno alimentar:
– Falta de apetite constante
Você nunca vê aquela pessoa comendo. Pode ter a torta de chocolate mais deliciosa na frente dela – e ela recusa dizendo que está de dieta.
– Imagem distorcida do próprio corpo
Por mais que você tente convencer a pessoa de que se ela emagrecer mais um pouco vai desaparecer, ela continua teimando que precisa perder uns quilinhos.
– Caindo de boca
Outro sintoma de distúrbio alimentar é quando a pessoa está sempre com fome e traça tudo que vê pela frente. Alguns, nos ataques de culpa, vomitam forçadamente  tudo que comeram.
– Magreza excessiva
A não ser que sua amiga ou amigo esteja passando fome, pele colada no osso pode ser sinal de anorexia.
– Regimes
Não importa qual a dieta mirabolante do momento. Quando a meta é ingerir o mínimo de calorias possível, desconfie. Pode ser prejudicial à saúde e até levar a distúrbios alimentares.
– Desmaios e fraqueza
Sabe aquele ditado, "saco vazio não para em pé"? Este é outro sério sinal do que pode ser falta de comida ou alimentação errada – o que também causa anemia.
(Danielli Marinho/Especial para BR Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, Amei sua vista, Obrigado, volte sempre!

Bom dia, estou muito feliz com meu jejum até aqui eu já eliminei -2 kg. ontem dei uma exagerada no almoço mas me controlei logo em seguida...