domingo, 18 de março de 2012



especiarias_3
Você é hipertenso e o médico mandou tirar o sal da alimentação. E agora? Como vou comer tudo sem sal? Calma! Não é motivo para desespero. Uma ótima opção para substituir o sal de cozinha e dar sabor ao alimento são as ervas e especiarias. Além de dar sabor à sua receita, as ervas e especiarias também podem trazer benefícios a sua saúde.
  • Alecrim: pode ser usado para dar sabor a aves, omelete, molhos, frango, batata e carnes, como a de carneiro. Antigamente era usado como uma pomada para dores musculares e para aliviar dores de cabeça.
  • Açafrão: tempero com propriedades antioxidantes e anticancerígena, o açafrão é responsável pela cor amarelada do Curry. Pode ser utilizado em vários pratos, como sopa, arroz e preparações com peixe.
  • Alfavaca: utilizado em molhos e sopas, auxilia na digestão, eliminação de gases e melhora asma.
  • Artemísia: melhora dores de cabeça e enxaquecas, cólicas, e doenças de como artrite e reumatismo. Acredita-se que possa estimular o apetite. É usada em sopas e assados.
  • Canela: de sabor característico, a canela possui ação antimicrobiana e hipoglicemiante, podendo ser utilizada também em indivíduos com resistência insulínica. Vai bem em preparações com carne de porco, chocolate, vinho quente e sobremesas em geral.
  • Cebolinha: Por conter enxofre, é um tempero que auxiliar no controle da pressão arterial quando ingerida em grande quantidade. Realça o sabor de molhos, batatas, sopas, carnes, frango, peixe, patês, temakis e omeletes.
  • Coentro: o seu sabor forte enriquece as preparações como molhos e pratos a base de aves e vegetais, porém também pode ser usado usado em sopas, massas, carnes e tortas. Além de possuir um sabor marcante, acredita-se que coentro melhora indigestão quando mastigado.
  • Cravo: Além possui uma boa quantidade nutrientes como vitamina C, A, cálcio e magnésio, o cravo também possui uma interessante ação antioxidante por conta de seu conteúdo de compostos fenólicos, auxiliando assim na prevenção de muitas doenças. De sabor marcante, é usado em carnes, frango, sopas, quentão, sobremesas e até no arroz. Além disso, o óleo do cravo possui um composto, o Eugenol, que possui ação anestésica e antiséptica.
  • Manjericão: de aroma e sabor marcante e agradável, é uso como base em muitos pratos, entre eles pizzas, molhos, massas, carne, frango, peixe, saladas, etc. Funciona como antigripal e fortificante.
  • Salsa: Rica em nutrientes (ferro, cálcio, potássio e vitamina C), monoterpenos, bioflavanóides e outras  substãncias que ajudam no combate ao câncer, mas somente quando consumida em porções de mais de 30g. Pode ser usada em sucos, massa, sopas, carnes, patês e molhos em geral.
  • Sálvia: o chá é utilizado como digestivo e também para fazer gargarejos e bochechos, onde auxilia no tratamento de gengivite, aftas e inflamação de garganta. Utilizado em muitos pratos a base de aves e carne de porco, podendo ser usando também em patês, sopas, purê de batata, pães, ensopado de peixe e molhos.
  • Tomilho: seu chá pode utilizado em para aliviar distúrbios intestinais. Gargarejos podem auxiliar no tratamento de inflamações na garganta, em tosse e congestões nasais. É utilizado com frequência na cozinha italiana e pode servir no preparo de caldos, molhos escuros e carnes em geral.
  • Louro: utilizado com frequência no preparo do feijão nosso de cada dia, o seu chá pode ajudar a diminuir a produção de gases. Além do feijão, as folhas de louro podem ser usadas em sopas, molhos, guisados e cozidos.
  • Orégano: utilizado com frequência na finalização da pizza, o orégano também pode ser usado em recheios, saladas, molhos, patês, legumes e pratos a base de tomate. Suas folhas são consideradas digestivas e descongestionante.
Essas são apenas algumas das opções de ervas e especiarias. Então, que tal incrementar um pouco as receitas? Vamos fazer de nossa cozinha um verdadeiro laboratório de química e sabor?
Mas é sempre bom lembrar, somente o seu médico e a sua nutricionista sabem o que é melhor para você. As dicas postadas aqui não substituem o acompanhamento de um profissional especializado.
Bon Appetit!

Dieta Low Carb

Olá flores bom diaaaaaaaaaaaaa vamo que vamo de Dieta né! então vi esse artigo que nos a uma informação muito importante, veja que marav...