domingo, 5 de junho de 2011

DICAS DE SAÚDE

O Poder da Quinoa e Amaranto - www.ANutricionista.Com









O Poder da Quinoa e Amaranto

Posted: 03 Jun 2011 06:00 AM PDT


Não são todos que conhecem a quinoa. Com a popularização do grão, o preço baixou, tornando-se mais acessível esse alimento considerado um dos mais completos do mundo em termos nutricionais.

Alguns minerais presentes são: magnésio, potássio, zinco, manganês e as vitaminas são: tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, alfa-tocoferol (vitamina E).

A Quinoa é fonte de fibras, proteínas, fósforo, ferro, cálcio, vitaminas C, E e do complexo B, além de uma substância chamada lisina, que aumenta a absorção de cálcio pelo organismo.

Todos esses nutrientes mencionados se traduzem em inúmeros benefícios para a manutenção da saúde. Os minerais melhoram a capacidade de aprendizado e memória (favorecendo o sistema nervoso central) e previnem contra osteoporose (cálcio combinado com a lisina), câncer de mama (fitoestrógenos) e problemas cardiovasculares (fibras que reduzem o colesterol ruim).

Já as vitaminas presentes na quinoa acabam aumentando a imunidade, acelerando a metabolização das gorduras, evitando a fadiga, combatendo problemas respiratórios e protegendo as funções cerebrais.

Aconselham-se a lavar os grãos antes de prepará-los. Apesar do cereal ser mais consumidos em grãos, as folhas e os botões das flores da quinoa podem ser utilizados no preparo de cozidos e refogados.

O Amaranto é rico em proteínas de alto valor biológico, melhor aproveitadas pelo nosso organismo, atuando contra o colesterol ruim e os radicais livres. Encontrado na forma de farinha ou flocos, o amaranto pode ser consumido em saladas, refogados, sopas, saladas de frutas ou como substituto do feijão. Ele melhora o funcionamento do intestino, reduzindo as taxas de colesterol, prevenindo a osteoporose, regulando a pressão arterial e retardando o envelhecimento das células.

Veja como incluir esses grãos em sua alimentação:
Nas vitaminas;
Nas saladas de frutas com iogurtes;
Nas farofas substituindo a farinha de mandioca;
Nas tortas e bolos substituindo a farinha de trigo ficando uma massa mais saudável e macia;
Nas saladas,  dando um sabor especial;

TORTA DE QUINOA E AMARANTO

 Ingredientes:
½ xícara (chá) de quinoa em grãos
1 xícara (chá) de amaranto em flocos
1 ovo
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola ralada
1 tomate picado
1 cenoura cozida amassada
1 xícara (chá) de brócolis cozido picado
¼ xícara (chá) de leite desnatado
1 lata de atum escorrida
1 colher (sopa) de fermento em pó
Sal à gosto
- Cheiro verde picado à gosto

Modo de Fazer:

Em tigela, misture todos os ingredientes. Distribua em uma forma e leve ao forno, pré aquecido, por 30 minutos ou até dourar.

Esses gãos são isentos de glúten podendo ser consumidos por portadores de doença celíaca. Os portadores de doença celíaca tem intolerância a alimentos preparados à base de amido de trigo, centeio, trigo, aveia, cevada, triticale.

Nos dias atuais a preocupação é com a alimentação saudável e balanceada e com isso a quinoa torna-se uma opção para quem tem prisão de ventre, pois é rica em fibras, ajudando assim no funcionamento do intestino. É uma opção pra quem faz dieta, pois prolonga a sensação de saciedade, representando uma ótima fonte nutricional. Indicada também para os vegetarianos, pois substitui o consumo das carnes vermelhas. Uma ótima opção também para os atletas e idosos.

Esses grãos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e supermercados

Dieta Low Carb

Olá flores bom diaaaaaaaaaaaaa vamo que vamo de Dieta né! então vi esse artigo que nos a uma informação muito importante, veja que marav...