A chave para essa mágica é simples: é saber como comer e fazer o corpo gastar mais energia.
Todos os nutricionistas concordam que a dieta não é para parar de comer, mas comer de tudo com moderação. Proíba-se de certos alimentos que você ama vai gerar uma ansiedade que muitas vezes leva à compulsão e muito mais calorias do que você teria consumido se não tivesse adotado a dieta. Veja as dicas:
Primeiramente, não se deixe enganar pela febre da imagem do grão, alimento ou dieta. Mais comida, menos gordura e mais do que satisfaz a fome é alimento para a vida: pão, legumes, peixes, azeite de oliva… Em suma, tudo o que é a Dieta do Mediterrâneo. Se você come pouco, mas sua dieta é baseada em sanduíches, carnes e salgadinhos terá muita oportunidade de consumir muita caloria com pouco teor nutricional.
Por que engordo?
Principalmente por dois motivos: porque comemos mais do que precisamos e porque temos uma vida muitosedentária. Então você tem que começar por aí. Obter essa idéia em mente: se você quer ser magra deve seguir uma dieta saudável e variada em toda a sua vida. Não soa bem? E segundo, você tem que mover-se todos os dias para compensar horas passadas sentada, seja em uma academia, fazendo compras ou passeando à noite.
SEU PLANO DE AÇÃO: comer bem e movimentar-se
Por onde eu começo? Para esquecer as dietas e produtos de milagre: deve se convencer de que para você pode perder peso, preservando a saúde e a felicidade depende apenas de você. Este é o plano:
Se você gosta de Coca-Cola ou costuma comer aperitivos em viagem, você estará adicionando calorias à sua dieta sem perceber. Uma bebida de cola contém uma grande quantidade de açúcar e as bebidas alcoólicas, o álcool. Pense sobre a soda ligth (não mais de um dia por semana) e tente eliminar o álcool, principalmente a cerveja.
Combinar boa comida
Embora as dietas dissociadas não são bem recomendadas, sim, você pode saber o que as define: a combinação de alimentos saudáveis. Por exemplo: vegetais acompanha a carne e não batata frita; nunca misturar proteínas diferentes em uma única refeição (carne e ovos, carnes e peixes …); evite a combinação de proteínas e amidos (pão com queijo, carne e batatas, frango …) etc.
Beba muita água e chás de ervas
Nutricionistas e médicos não se cansam de repetir: você tem que beber pelo menos 1,5 litros de água por dia. Para que o corpo funcione bem, para que a pele fique agradável, para que os nossos músculos e articulações tenham um melhor desempenho … E, também, para ajudar a eliminar líquido, gordura e toxinas. Bebida entre as refeições também ajudam a enganar o estômago, mas cuidado, beber muito durante a refeição vai fazer você inchar. Tente substituir bebidas de café e chá, porque possuem calmantes, por bebidas digestivas, que podem ajudar você a perder peso.
Há sempre tempo para cozinhar
Em 10 minutos você já cozinhou o macarrão ou arroz, ou um omelete com queijo e salada de tomate, ou um sanduíche de presunto, ou um ovo cozido, ou uma salada com nozes … qualquer coisa é preferível a consumir aquela pizza congelada … Esqueça os sanduíches, hambúrgueres e pratos prontos pois são cheios de gordura e calorias escondidas.
Seu metabolismo
Metabolismo são todas as reações que ocorrem no nosso corpo para converter alimentos em energia. Os processos metabólicos ocorrem em nossos músculos e órgãos, o resultado é o que nós sabemos: Queima de calorias. A taxa metabólica de uma pessoa é a velocidade com que ocorre esse processo.
Certamente mais de uma vez ouvi que a dieta é necessária para ativar o metabolismo. Mas como isso é feito?
Com exercícios em três dias por semana por meio de treinamento com pesos ou um par de garrafas de água cheio de arroz, os músculos serão tonificados, deixando-os mais necessitados de energia para se manter.
Dica: tente executar pelo menos alguma tarefa semanal em que há trabalho duro para os músculos.
O exercício cardiovascular (aeróbio)
Exercite-se diariamente e 30 a 60 minutos. Preferencialmente, faça atividade física pela manhã como andar a pé, corrida, natação, ciclismo, bicicleta (aparelho) ou até dança, o que importa é mover-se de todas as formas possíveis.
Dica: Em vez de ir de carro ao trabalho, tente utilizar o transporte público e caminhe o máximo possível, descendo em um ou dois pontos antes do local de costume, terminando-se o trajeto a pé.
Café da Manhã é sagrado!
O café da manhã deve ser composto de uma fruta, laticínios com pouca gordura e cereais. Se você não comer o café da manhã, seu corpo reage reduzindo o metabolismo, e por não receber alimentos ele se protege economizando energia.
Não ingira menos de 1.200 calorias por dia.
Seu metabolismo pode sentir falta de energia suficiente para manter suas funções essenciais e manter a sua taxa metabólica baixa.
Dica: tomar uma refeição ligeira a meio da manhã e da tarde (você vai ter menos fome na próxima refeição).
10 a 30 minutos após o almoço ou jantar contribuirá para digerir o alimento consumido e acelerar um pouco seu metabolismo.
Quando estiver em casa, aproveite a oportunidade para fazer algumas tarefas domésticas e lute contra a vontade de sentar no sofá após o jantar.
Encontrar situações que o obriguem a movimentar-se
Evite escadas rolantes e elevadores. Para em um estacionamento um pouco longe de onde você vai. Não use controles remotos. Levante-se e mova-se sempre que possível. Se você tem um trabalho sedentário, tente mover-se e fazer alguns exercícios de alongamento ao longo do dia.
Dica: ainda que você ache chato, a proposta de lavar a louça depois de comer ou servir a comida quando se reunir com a família vai bem.
Mudança de ritmo? Realmente, mudar os hábitos!
Se você já faz esportes, tente fazer intervalos na maioria das sessões aeróbicas. As alterações na frequência são muito eficazes para aumentar o seu metabolismo um pouco.
Mas não se esqueça que nenhum esporte pode eliminar a necessidade de seu passeio diário e de subir as escadas do metrô.
Não fique obcecada com a dieta somente!
Estar acima do peso significa ter uma menor qualidade de vida e uma imagem menos atraente. Mas não queira perder peso, pensando que você será mais feliz. Comer pouco e mal pode lhe torturar e fazer você ter problemas de saúde. Não se esqueça de que a perda de peso de forma saudável leva tempo e que se não deve perder mais de um quilo por semana.
Não sabe qual dieta escolher, dê uma olhada em cada um dos nossos blogs das melhores dietas.