segunda-feira, 5 de março de 2012



images3
O hábito de aproveitar só a polpa da fruta e jogar fora a casca, se ainda não virou, deve virar coisa do passado. Já se sabe que nas cascas das frutas encontramos diversos minerais como cálcio, ferro, cobre, magnésio, potássio e zinco. Estudos mostram que a concentração desses nutrientes é maior na casca do que na polpa.
A casca da goiaba, por exemplo, possuem três vezes mais proteínas e 40% mais fibras do que a polpa. É o que mostra uma pesquisa feita pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) em parceria com o SESI. Já a casca da maçã possui mais vitamina C, então, descascar pra quê?
Os nutrientes estão concentrados também nas cascas do mamão e da banana, por exemplo, que não podem ser consumidos crus. Mas podem ser úteis em preparações doces ou para enriquecer a receita, como é o caso das farinhas.
E receita criativa é o que não falta para aproveitar todas as boas substâncias presentes na casca. Antes de incluí-las na sua alimentação diária, fique atento aos cuidados necessários e fuja do desperdício.
Uma boa higiene antes de ingerir as frutas com casca é essencial. E não basta coloca-las apenas na água corrente. Para eliminar larvas, insetos e bactérias, coloque os alimentos de molho, por 15 (quinze) minutos, em uma solução com 1 (uma) colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Depois, lave em água corrente, passando uma escovinha pela casca para remover o excesso de agrotóxicos. Há nos supermercados água sanitária apropriada para higiene de frutas e legumes, é só ver na embalagem o desenho ou informações dizendo.
PODEROSAS FARINHAS
Para quem quer aumentar o consumo diário de fibras, as cascas das frutas são ótimas aliadas e, em forma de farinhas, tornam-se muito práticas e versáteis. As fibras combatem prisão de ventre, controlam o colesterol e a glicemia e aumentam a sensação de saciedade, podendo ajudar em dietas de emagrecimento.
É possível encontrar os produtos prontos em lojas de produtos naturais, porém, é simples preparar em casa. Confira como fazer as principais farinhas e seus benefícios para o organismo:
MARACUJÁ
Como Preparar: separe a casca de 6 (seis) maracujás e corte em tiras. Leve-as para o forno médio até ficarem bem sequinhas. Retire, espere amornar e bata no liquidificador até obter o ponto de farinha.
Benefícios: é rica em pectina, fibra solúvel que reduz o colesterol e sacia melhor a fome.
MAÇÃ
Como Preparar: coloque a casca de 5 (cinco) maçãs em uma forma e leve ao forno baixo, pré-aquecido, até secar. Mexa de vez em quando. Retire, espere amornar e bata no liquidificador.
Benefícios: também possui boa quantidade de pectina, melhorando a digestão e reduzindo o colesterol.
UVA
Como Preparar: leve ao forno baixo, preaquecido, a casca de 3 cachos de uvas pretas ou vermelhas. De vez em quando, mexa as cascas para não queimar. Retire, espere amornar e bata no liquidificador.
Benefícios: a farinha de uva é rica em antioxidantes como a quercetina e o resveratrol, que previnem doenças cardiovasculares.
LARANJA
Como Preparar: descasque 10 (dez) laranjas mantendo a parte branca junto com a casca. Leve-as ao forno baixo, pré-aquecido, até secar. Retire, espere esfriar e bata no liquidificador até virar farinha.
Benefícios: possui fibras que absorvem parte das gorduras ingeridas, mandando-as embora com a digestão. Por isso, ajuda a emagrecer e a reduzir o colesterol.
As farinhas podem ser consumidas com iogurtes, batidas com sucos naturais ou vitaminas, em sopas ou saladas de frutas. O melhor é ingeri-las durante o café da manhã ou lanche da tarde, já que saciam bem a fome. Se forem preparadas em casa, guarde-as em potes escuros e com tampas, na geladeira, e consuma em até 15 (quinze) dias.
É HORA DE APROVEITAR
Na prática, as cascas das frutas acabam indo para o lixo porque muita gente não tem idéia de como utiliza-las no dia a dia. Mas saiba que esses ingredientes podem render deliciosas receitas. Portanto, no momento que for comer um mamão, uma banana ou qualquer outra fruta cuja casca costuma ser descartada, lembre-se das receitas a seguir.
COMPOTA DE CASCA DE MELÃO
Ingredientes
1 kg de casca de melão
2 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
Modo de Preparo
Corte a casca de melão em cubinhos, coloque em uma panela com a água e cozinhe por cerca de 15 (quinze) minutos. Acrescente o açúcar e deixe cozinhar até ficar transparente e engrossar um pouco a calda. Retire do fogo e sirva frio acompanhado de sorvetes.
COMPOTA DE CASCA DE MEXERICA
Ingredientes
Casca de 20 (vinte) mexericas
3 xícaras (chá) de açúcar
5 xícaras (chá) de água
5 cravos-da-índia
3 paus de canela
Modo de Preparo
Corte as cascas de mexerica em 4 partes, coloque em uma panela e cubra com água. Tampe, leve ao fogo e deixe ferver por 10 (dez) minutos. Retire do fogo e deixe descansar por 24 (vinte e quatro) horas, tampada. Troque a água duas vezes ao dia, durante 4 (quatro) dias. Leve o açúcar, a água, o cravo-da-índia e a canela ao fogo baixo até formar uma calda rala. Coloque as cascas e cozinhe por mais 25 (vinte e cinco) minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque em uma compoteira e deixe descansar por 24 (vinte e quatro) horas antes de servir.
SALPICÃO DE CASCA DE MELANCIA
Ingredientes
5 xícaras (chá) de cascas de melancia ralada
Sal a gosto
300g de peito de frango desfiado
1 e ½ xícara (chá) de salsão picado
¼ xícara (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de salsa picada
Suco de 1 limão
½ xícara (chá) de iogurte natural
Modo de Preparo
Ferva as cascas em água e sal até ficarem macias. Reserve. Depois de frio, misture com os demais ingredientes. Leve à geladeira por 1 hora e sirva.
GELÉIA DE CASCA DE FRUTAS
Ingredientes
2 xícaras (chá) de casca de frutas de sua preferência picadas
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
2 cravos-da-índia
Modo de Preparo
Bata as cascas no liquidificador com a água. Coloque em uma panela, junte o açúcar, os cravos e leve ao fogo, mexendo até formar uma geléia. Deixe esfriar e conserve na geladeira até servir.
SORVETE DE MORANGO COM CASCA DE LARANJA
Ingredientes
400g de morangos
1 xícara (chá) de leite em pó
2/3 xícara (chá) de açúcar
1 clara em neve
1 colher (chá) de essência de baunilha
Casca
Casca de 3 (três) laranjas em tiras (sem a parte branca)
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
Modo de Preparo
Bata o morango, o leite e o açúcar no processador. Acrescente a clara e a baunilha e misture. Leve ao congelador por 6 (seis) horas. Ferva as cascas da laranja em água por 5 (cinco) minutos, escorra, repita por três vezes e reserve. Leve ao fogo o açúcar e a água, mexendo até dissolver. Adicione as cascas e cozinhe até virar caramelo firme. Retire do fogo e misture até a calda começar a clarear. Em um recipiente, separe as tiras com um garfo e deixe esfriar. Retire o sorvete do congelador, passe-o pelo processador e volte a congelar por mais 15 (quinze) minutos. Sirva com a casca de laranja caramelizada.
BOLO DE CASCA DE BANANA
Ingredientes
2 xícaras (chá) de cascas de banana madura picadas
½ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de margarina
4 ovos (claras e gemas separadas)
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Margarina e farinha para untar
2 colheres (sopa) de canela em pó
Modo de Preparo
Bata no liquidificador as cascas de banana com água e reserve. Na batedeira, bata a margarina com as gemas, o açúcar, a casca reservada e a farinha. Retire, junte as claras batidas em neve e o fermento, misturando delicadamente. Coloque a massa em uma assadeira e polvilhe com a canela. Asse em forno médio, preaquecido, por 20 (vinte) minutos. Retire e sirva morno ou frio.
SUCO DE CASCA DE ABACAXI
Ingredientes
Casca de 1 abacaxi
1 litro de água
7 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo
Lave bem a casca do abacaxi, pique e bata no liquidificador com ½ litro de água. Coe e bata novamente com a água restante, o açúcar e gelo a gosto. Sirva em seguida.
Dica: acrescente folhas de hortelã ou suco puro de limão a gosto durante a primeira batida.
SUCO DE CASCA DE MANGA
Ingredientes
Casca de 3 mangas
1 e ½ litro de água
Mel ou açúcar a gosto
Modo de Preparo
No liquidificador, bata as cascas das mangas com ½ litro de água. Adicione a água restante, misture e coe. Adoce a gosto e acrescente gelo.
Consumir fibras é fundamental para o funcionamento do intestino. Essas substâncias dão volume e maciez ao bolo fecal, prevenindo e combatendo a prisão de ventre. Por regularem o trânsito intestinal, podem evitar a incômoda barriga inchada, causada muitas vezes pela má digestão. Lembre-se de que é necessário beber bastante água para que exerçam sua função. A recomendação vale principalmente para quem não tem o costume de ingerir boa quantidade de fibras e está mudando os hábitos.

Dieta Low Carb

Olá flores bom diaaaaaaaaaaaaa vamo que vamo de Dieta né! então vi esse artigo que nos a uma informação muito importante, veja que marav...