terça-feira, 2 de agosto de 2011

Importante para nós


Cérebro demora 20 minutos para registrar que estômago está cheio

Bem Estar desta quarta (27) recebeu o endocrinologista Alfredo Halpern.
Psiquiatra Adriano Segal falou sobre efeitos da ansiedade na alimentação.

Do G1, em São Paulo
Quando estamos com muita fome, o primeiro impulso é comer tudo o que vem pela frente e repetir em seguida – sem falar na sobremesa.
O problema é que o cérebro leva cerca de 20 minutos, a partir da primeira garfada, para registrar que o estômago está cheio. Portanto, quanto mais rápido você se alimentar, mais tenderá a comer e a engordar.
Para explicar os mecanismos da fome e da saciedade, o Bem Estar desta quarta-feira (27) contou com a presença do endocrinologista Alfredo Halpern e do psiquiatra e especialista em transtornos alimentares Adriano Segal.
Fome e saciedade (Foto: Arte/G1)
Segundo eles, a ordem dos alimentos pode influenciar nesse processo, por isso é melhor começar pela salada. E é importante controlar a ansiedade para não abusar na quantidade de comida. Outras dicas são: tirar as travessas da mesa, planejar o que comer, olhar para os alimentos antes e mastigar bem.
O programa propôs um teste com uma família durante dois dias: os participantes deveriam esperar pelo menos 20 minutos antes de repetir o prato. Na enquete do nosso site, 65% dos que puseram o autocontrole à prova conseguiram aguardar 20 minutos e não se servir mais. Outros 22% não aguentaram esperar esse tempo mínimo e repetiram; e 13% esperaram e repetiram, porque a fome continuou.
Alguns alimentos que aumentam a sensação de saciedade são:
- Abobrinha
- Berinjela
- Alface
- Laranja
- Mamão
- Banana

Pensando Leve
O Bem Estar continua acompanhando as férias da família Silva. A Bia começou a fazer academia e já levou o irmão, Marcos Vinicius. Em casa, o cardápio já mudou: tem abobrinha, brócolis, couve na salada e no suco. Mas eles ainda têm que prestar mais atenção na quantidade de sal.
O menino já come na mesa, mas a irmã e a avó ainda almoçam no sofá. Após a refeição, Marcos Vinicius vai para o futebol. No calendário, quem se comportou mais foi a pequena Lorenna: seis dias de sinal verde.
Bia saiu um dia da dieta e comeu um chocolatinho, mas nada grave. O que faz mais falta para ela é o brigadeiro. Ao todo, Bia eliminou1,3 quilo, Marcos Vinicius perdeu 2,3 quilos e a mãe, Priscila, 2,7 quilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, Amei sua vista, Obrigado, volte sempre!

Bom dia, estou muito feliz com meu jejum até aqui eu já eliminei -2 kg. ontem dei uma exagerada no almoço mas me controlei logo em seguida...