segunda-feira, 5 de março de 2012



images3
O hábito de aproveitar só a polpa da fruta e jogar fora a casca, se ainda não virou, deve virar coisa do passado. Já se sabe que nas cascas das frutas encontramos diversos minerais como cálcio, ferro, cobre, magnésio, potássio e zinco. Estudos mostram que a concentração desses nutrientes é maior na casca do que na polpa.
A casca da goiaba, por exemplo, possuem três vezes mais proteínas e 40% mais fibras do que a polpa. É o que mostra uma pesquisa feita pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) em parceria com o SESI. Já a casca da maçã possui mais vitamina C, então, descascar pra quê?
Os nutrientes estão concentrados também nas cascas do mamão e da banana, por exemplo, que não podem ser consumidos crus. Mas podem ser úteis em preparações doces ou para enriquecer a receita, como é o caso das farinhas.
E receita criativa é o que não falta para aproveitar todas as boas substâncias presentes na casca. Antes de incluí-las na sua alimentação diária, fique atento aos cuidados necessários e fuja do desperdício.
Uma boa higiene antes de ingerir as frutas com casca é essencial. E não basta coloca-las apenas na água corrente. Para eliminar larvas, insetos e bactérias, coloque os alimentos de molho, por 15 (quinze) minutos, em uma solução com 1 (uma) colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Depois, lave em água corrente, passando uma escovinha pela casca para remover o excesso de agrotóxicos. Há nos supermercados água sanitária apropriada para higiene de frutas e legumes, é só ver na embalagem o desenho ou informações dizendo.
PODEROSAS FARINHAS
Para quem quer aumentar o consumo diário de fibras, as cascas das frutas são ótimas aliadas e, em forma de farinhas, tornam-se muito práticas e versáteis. As fibras combatem prisão de ventre, controlam o colesterol e a glicemia e aumentam a sensação de saciedade, podendo ajudar em dietas de emagrecimento.
É possível encontrar os produtos prontos em lojas de produtos naturais, porém, é simples preparar em casa. Confira como fazer as principais farinhas e seus benefícios para o organismo:
MARACUJÁ
Como Preparar: separe a casca de 6 (seis) maracujás e corte em tiras. Leve-as para o forno médio até ficarem bem sequinhas. Retire, espere amornar e bata no liquidificador até obter o ponto de farinha.
Benefícios: é rica em pectina, fibra solúvel que reduz o colesterol e sacia melhor a fome.
MAÇÃ
Como Preparar: coloque a casca de 5 (cinco) maçãs em uma forma e leve ao forno baixo, pré-aquecido, até secar. Mexa de vez em quando. Retire, espere amornar e bata no liquidificador.
Benefícios: também possui boa quantidade de pectina, melhorando a digestão e reduzindo o colesterol.
UVA
Como Preparar: leve ao forno baixo, preaquecido, a casca de 3 cachos de uvas pretas ou vermelhas. De vez em quando, mexa as cascas para não queimar. Retire, espere amornar e bata no liquidificador.
Benefícios: a farinha de uva é rica em antioxidantes como a quercetina e o resveratrol, que previnem doenças cardiovasculares.
LARANJA
Como Preparar: descasque 10 (dez) laranjas mantendo a parte branca junto com a casca. Leve-as ao forno baixo, pré-aquecido, até secar. Retire, espere esfriar e bata no liquidificador até virar farinha.
Benefícios: possui fibras que absorvem parte das gorduras ingeridas, mandando-as embora com a digestão. Por isso, ajuda a emagrecer e a reduzir o colesterol.
As farinhas podem ser consumidas com iogurtes, batidas com sucos naturais ou vitaminas, em sopas ou saladas de frutas. O melhor é ingeri-las durante o café da manhã ou lanche da tarde, já que saciam bem a fome. Se forem preparadas em casa, guarde-as em potes escuros e com tampas, na geladeira, e consuma em até 15 (quinze) dias.
É HORA DE APROVEITAR
Na prática, as cascas das frutas acabam indo para o lixo porque muita gente não tem idéia de como utiliza-las no dia a dia. Mas saiba que esses ingredientes podem render deliciosas receitas. Portanto, no momento que for comer um mamão, uma banana ou qualquer outra fruta cuja casca costuma ser descartada, lembre-se das receitas a seguir.
COMPOTA DE CASCA DE MELÃO
Ingredientes
1 kg de casca de melão
2 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
Modo de Preparo
Corte a casca de melão em cubinhos, coloque em uma panela com a água e cozinhe por cerca de 15 (quinze) minutos. Acrescente o açúcar e deixe cozinhar até ficar transparente e engrossar um pouco a calda. Retire do fogo e sirva frio acompanhado de sorvetes.
COMPOTA DE CASCA DE MEXERICA
Ingredientes
Casca de 20 (vinte) mexericas
3 xícaras (chá) de açúcar
5 xícaras (chá) de água
5 cravos-da-índia
3 paus de canela
Modo de Preparo
Corte as cascas de mexerica em 4 partes, coloque em uma panela e cubra com água. Tampe, leve ao fogo e deixe ferver por 10 (dez) minutos. Retire do fogo e deixe descansar por 24 (vinte e quatro) horas, tampada. Troque a água duas vezes ao dia, durante 4 (quatro) dias. Leve o açúcar, a água, o cravo-da-índia e a canela ao fogo baixo até formar uma calda rala. Coloque as cascas e cozinhe por mais 25 (vinte e cinco) minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque em uma compoteira e deixe descansar por 24 (vinte e quatro) horas antes de servir.
SALPICÃO DE CASCA DE MELANCIA
Ingredientes
5 xícaras (chá) de cascas de melancia ralada
Sal a gosto
300g de peito de frango desfiado
1 e ½ xícara (chá) de salsão picado
¼ xícara (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de salsa picada
Suco de 1 limão
½ xícara (chá) de iogurte natural
Modo de Preparo
Ferva as cascas em água e sal até ficarem macias. Reserve. Depois de frio, misture com os demais ingredientes. Leve à geladeira por 1 hora e sirva.
GELÉIA DE CASCA DE FRUTAS
Ingredientes
2 xícaras (chá) de casca de frutas de sua preferência picadas
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
2 cravos-da-índia
Modo de Preparo
Bata as cascas no liquidificador com a água. Coloque em uma panela, junte o açúcar, os cravos e leve ao fogo, mexendo até formar uma geléia. Deixe esfriar e conserve na geladeira até servir.
SORVETE DE MORANGO COM CASCA DE LARANJA
Ingredientes
400g de morangos
1 xícara (chá) de leite em pó
2/3 xícara (chá) de açúcar
1 clara em neve
1 colher (chá) de essência de baunilha
Casca
Casca de 3 (três) laranjas em tiras (sem a parte branca)
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
Modo de Preparo
Bata o morango, o leite e o açúcar no processador. Acrescente a clara e a baunilha e misture. Leve ao congelador por 6 (seis) horas. Ferva as cascas da laranja em água por 5 (cinco) minutos, escorra, repita por três vezes e reserve. Leve ao fogo o açúcar e a água, mexendo até dissolver. Adicione as cascas e cozinhe até virar caramelo firme. Retire do fogo e misture até a calda começar a clarear. Em um recipiente, separe as tiras com um garfo e deixe esfriar. Retire o sorvete do congelador, passe-o pelo processador e volte a congelar por mais 15 (quinze) minutos. Sirva com a casca de laranja caramelizada.
BOLO DE CASCA DE BANANA
Ingredientes
2 xícaras (chá) de cascas de banana madura picadas
½ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de margarina
4 ovos (claras e gemas separadas)
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Margarina e farinha para untar
2 colheres (sopa) de canela em pó
Modo de Preparo
Bata no liquidificador as cascas de banana com água e reserve. Na batedeira, bata a margarina com as gemas, o açúcar, a casca reservada e a farinha. Retire, junte as claras batidas em neve e o fermento, misturando delicadamente. Coloque a massa em uma assadeira e polvilhe com a canela. Asse em forno médio, preaquecido, por 20 (vinte) minutos. Retire e sirva morno ou frio.
SUCO DE CASCA DE ABACAXI
Ingredientes
Casca de 1 abacaxi
1 litro de água
7 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo
Lave bem a casca do abacaxi, pique e bata no liquidificador com ½ litro de água. Coe e bata novamente com a água restante, o açúcar e gelo a gosto. Sirva em seguida.
Dica: acrescente folhas de hortelã ou suco puro de limão a gosto durante a primeira batida.
SUCO DE CASCA DE MANGA
Ingredientes
Casca de 3 mangas
1 e ½ litro de água
Mel ou açúcar a gosto
Modo de Preparo
No liquidificador, bata as cascas das mangas com ½ litro de água. Adicione a água restante, misture e coe. Adoce a gosto e acrescente gelo.
Consumir fibras é fundamental para o funcionamento do intestino. Essas substâncias dão volume e maciez ao bolo fecal, prevenindo e combatendo a prisão de ventre. Por regularem o trânsito intestinal, podem evitar a incômoda barriga inchada, causada muitas vezes pela má digestão. Lembre-se de que é necessário beber bastante água para que exerçam sua função. A recomendação vale principalmente para quem não tem o costume de ingerir boa quantidade de fibras e está mudando os hábitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, Amei sua vista, Obrigado, volte sempre!

Dieta Low Carb

Olá flores bom diaaaaaaaaaaaaa vamo que vamo de Dieta né! então vi esse artigo que nos a uma informação muito importante, veja que marav...